O esgrimista cabo-verdiano Victor Alvares de Oliveira participa este sábado, 27, no Torneio de Qualificação Olímpica da Zona Africana, que terá lugar em Argel, capital da Argélia. Em disputa neste torneio estão seis vagas: duas por cota, duas por género e duas por armas,
Esta é a derradeira chance para o floresta Victor Oliveira carimbar o seu passaporte para as Olimpíadas Paris 2024, quando faltam menos de 100 dias para a cerimónia de abertura da competição. Competidores de cerca de cinquenta países jogarão, portanto, a sua última cartada para a participação nas Olimpíadas: nos torneios de qualificação olímpica (OQT) este fim de semana.
E apenas os vencedores dos torneios de qualificação no Luxemburgo (zona Europa), Argel (zona África) e Fujairah (zona Ásia/Oceânia) ganharão os últimos bilhetes para os Jogos Olímpicos. No total, 212 esgrimistas viajarão para França, 106 mulheres e 106 homens, sendo que destes seis virão da África.
Em 2023, Victor ficou na 11º primeira posição no campeonato Africano de Esgrima, que aconteceu no Cairo, Egito. O bolseiro Olímpico para os Jogos Olímpicos de Paris, perdeu no seu primeiro combate contra o atleta da Argélia, e por conseguinte não passou à seguinte fase da competição.
Na altura, o Comité Olímpico Cabo-verdiano explicou que a competição contava para o ranking, que ajudaria os esgrimistas a chegarem mais perto da qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.