Piloto da TAP diagnosticado com coronavírus

Um piloto de nacionalidade espanhola ao serviço da companhia aérea portuguesa White Airways, com funções de comandante na frota de ATR 72-600, foi diagnosticado positivo num teste do novo coronavírus (Covid-19) no Hospital de São João, na cidade do Porto, confirmou a TAP nesta quarta-feira, dia 11 de março.

Em comunicado, a companhia explica que o comandante realizou um voo entre Madrid e Porto na terça-feira, 10, e que o seu estado de saúde é considerado estável. “Tanto a TAP como a White estão a prestar todo o apoio necessário ao colaborador da White Airways e restante Tripulação”, destaca a nota.

Esta prossegue dizendo que as autoridades de saúde foram contactadas pela UCS, Unidade de Saúde do Grupo TAP, e todos os procedimentos estão a ser cumpridos. De acordo com os parâmetros definidos pelas autoridades de saúde e as características técnicas do avião, não existe risco de contágio para os passageiros, já que o sistema de ventilação do cockpit é independente do resto da cabina.

De referir que o co-piloto e a chefe de cabina que trabalharam com o comandante nos voos desse dia estão em isolamento e a ser acompanhados pelas autoridades de saúde que estão articuladas com os serviços clínicos da UCS. Já o avião foi submetido aos procedimentos de higienização e desinfeção previstos nos planos de contingência, após o que a aeronave foi libertada para serviço pelas autoridades de saúde.

Fonte: NewsAvia.com

Sair da versão mobile