Pentágono acusa Irão de “provocação perigosa” a navios dos EUA no Golfo Pérsico

O departamento de Defesa dos Estados Unidos acusou nesta quarta-feira (15) o Irão de promover ações “perigosas e provocativas”, após 11 barcos iranianos ameaçarem navios norte-americanos no Golfo Pérsico. Segundo o Pentágono, os barcos da Guarda Revolucionária iraniana “cruzaram repetidamente as proas e popas dos navios americanos a curta distância e a alta velocidade”, chegando a apenas nove metros da proa de um dos navios.

Naquele momento, navios da Marinha e da Guarda Costeira dos EUA faziam manobras nas águas internacionais no norte do Golfo, conjuntamente com helicópteros de ataque Apache, informou o Pentágono. Os barcos da Guarda iraniana — lanchas de alta velocidade — ignoraram as advertências dos navios americanos durante aproximadamente uma hora, antes de responder finalmente às comunicações de rádio e partir.

No dia 1 de abril, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse acreditar que o Irã “ou seus comandados” planejam um ataque contra militares norte-americanos ou instalações dos EUA no Iraque. “Se isso acontecer, o Irão vai pagar um preço muito alto por isso, de facto!”, escreveu Trump no Twitter.

C/Globo.com

Sair da versão mobile