Rescaldo da visita do PM: MpD em São Vicente “tenta puxar brasa à sua sardinha”

A Comissão Política do MpD em São Vicente convocou a imprensa hoje no Mindelo para fazer o balanço da visita de quase todo o elenco governamental a esta ilha, chamando para si um protagonismo que, a priori, é do Executivo. Coube a Maria da Luz Delgado analisar programa cumprido, com destaque para o encontro com os jovens, as inaugurações de projectos no sector da saúde e da estrada cidade-Baía das Gatas. Esta aproveitou para lamentar e condenar “veementemente” os “actos de vandalismo” nesta via e deixou recados aos que “andam pelos bairros em claras acções de populismo e a usar os mais vulneráveis”, recusando-se, no entanto, a apontar para quem se direcionam as críticas feitas.

De forma detalhada, Maria da Luz Delgado listou os encontros, as visitas, as deliberações saídas do Conselho de Ministro Especial e da reunião dos Negócios Estrangeiros da CPLP realizada em São Vicente e falou dos projectos apresentados e inaugurados, com ênfase para a estrada cidade-Baía das Gatas. Acções que, afirma, mostram que se está a trabalhar arduamente para resolver os problemas de São Vicente e de Cabo Verde, pelo que, defende, todos devem ter uma atitude positiva e acreditar porque “este Governo já mostrou competência e tem rosto humano”.  

Nesta lógica, lamentou e repudiou os “actos de vandalismo” nessa estrada e pediu as pessoas para não se deixarem levar por aqueles que pouco fazem, que não apresentam propostas credíveis e nem alternativas para os problemas existentes. “Estes que se autoproclamam amigos de S. Vicente têm de se posicionar e enfrentar a realidade. A população quer que apresentem soluções, quer obra feita. Dizem amar esta ilha e querer o seu bem, então que trabalhem neste sentido. Desafiamos todos aqueles que assim o dizem para mostrarem o seu talento. Não é só andar pelos bairros em acções de populismo e usar os mais vulneráveis para exporem as suas frustrações pessoas e insucessos profissionais”, critica Maria da Luz, estendendo o apelo ao povo de São Vicente, que desafia a confiar no Governo e na CMSV.

Instada a nomear quem são os “populistas” a que se refere, a membro da CPC do MpD disse que fala de quem está a fazer estes actos. “Não posso afirmar quem são porque não tenho provas. Quem estiver, ouvirá a mensagem e perceberá”. Quando perguntada por que só agora o seu partido resolveu posicionar-se, Maria da Luz garantiu que esta reacção é na sequência dos actos de vandalismo verificados no dia da inauguração da estrada.

Quando questionada se o MpD não deveria esperar os resultados da investigação já que a ministra das Infraestruturas disse que entregou o assunto à Polícia Judiciária, esta afirmou que isso não invalida que os partidos se posicionem. “Porque não sabemos quem fez as pinturas, apelamos a consciência das pessoas e para não se deixarem influenciar. Sabemos que isso acontece. Alguém está a influenciar estas pessoas, mas não podemos confirmar quem. Temos de agir com a nossa própria cabeça. Por isso pedimos que tenham actos de civismo e conservem aquilo que é de todos. Como partido político não podemos culpar ninguém.”

Constânça de Pina

Foto: Homemfeito.com

Sair da versão mobile