O infectologista Jorge Barreto admitiu ontem que, se o Covid-19 não trouxer consequências graves, é benéfico o contacto das pessoas com o coronavírus. Como realça o Director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, desta forma o organismo poderá produzir anti-corpos e ganhar imunidade à doença. “Quanto mais pessoas tiverem anti-corpos, maior será a imunidade e podemos dizer que a população passará a estar protegida”, explicou Barreto durante a habitual conferência de imprensa diária na cidade da Praia, adiantando que, enquanto isso não acontecer, vão continuar a surgir contaminados de Covid-19.
Jorge Barreto fez esta consideração num dia em que foram anunciados mais 34 casos novos, sendo 30 em Santiago e 4 na ilha do Sal. A estatística das análises laboratoriais de ontem indicou um aumento exponencial de pessoas infectadas no concelho da Praia, com mais 29 casos, contrariando a tendência estacionária que se vinha registando nas últimas semanas.
Para Jorge Barreto, este facto estará relacionado com a intensificação dos testes rápidos e o aumento da capacidade de resposta do laboratório de virologia. Tudo isso associado ao trabalho de identificação de contactos de contaminados.
O quadro epidemiológico mostra que Cabo Verde já atingiu 536 casos de Covid-19 desde o passado mês de Março, sendo 468 na ilha de Santiago, 56 na Boa Vista, 4 em S. Vicente e 8 no Sal. Há 5 óbitos a lamentar e 289 doentes internados.