Governo cancela proposta de lei da Regionalização

Acabou a discussão em torno da Regionalização no Parlamento. O Governo pediu há momentos o cancelamento da proposta de lei a meio em mais um ambiente de crispação politica com a bancada do PAICV. A medida foi comunicada pelo ministro Elísio Freire, que solicitou logo a suspensão imediata do debate sobre o diploma. Perante esse pedido, Jorge Santos, presidente da Assembleia Nacional, entendeu que os parlamentares devem agora avançar para a discussão sobre outros temas, que não sejam o da Regionalização.

“Mantemos o nosso posicionamento de que o PAICV é contra a Regionalização e vamos continuar a cumprir com os cabo-verdianos. Vamos ver se o PAICV também vai alegar ampla reforma do Estado quando trouxermos o Estatuto Especial para a cidade da Praia, porque estamos firmes e determinados em fazer de Cabo Verde um país com mais descentralização, com o poder nas ilhas e um país unido pela sua soberania e suas gentes”, declarou Elísio Freire numa intervenção que já apontava para a decisão do Governo de suspender o diploma.

Agora é aguardar pelas consequências e reacções da sociedade civil, em particular a da ilha de S. Vicente que sempre lutou pela Regionalização/Autonomia das ilhas, como escape ao sistema de centralização dos poderes político, económico, administrativo num único espaço do território: a Cidade da Praia.

Sair da versão mobile