Caso PTS: “Ai se eu soubesse!”

O Mindel Insite publicou ontem uma notícia com base num comunicado enviado à imprensa pelo presidente do PTS, no qual Gilson Alves assume posições radicais sobre o combate à criminalidade. O líder do Partido do Trabalho e da Solidariedade chega ao ponto de defender o uso da força letal do Estado para “exterminar” milhares de gangsters e traficantes, nomeadamente na cidade da Praia.

Para várias pessoas, inclusivamente jornalistas, a informação deveria ser pura e simplesmente ignorada, uma espécie de censura a uma mensagem que estimula a violência. Para a redacção do Mindel Insite, a sociedade civil tem o direito de saber o que pensa o responsável do PTS, por se tratar de um partido legal e que até anunciou a sua intenção de participar nas eleições autárquicas e regionais em S. Vicente.

Na notícia, tivemos o cuidado de mostrar a gravidade do posicionamento de Gilson Alves e perguntamos se a sua opinião veicula os restantes membros da direcção eleita. Na peça, chamamos inclusivamente a atenção para o facto de o presidente do PTS defender a pena de morte ao apoiar a intervenção das Forças Armadas e da Polícia contra narcotraficantes.

Perante a gravidade desse pensamento, e por se tratar de um partido legalmente reconhecido, este jornal achou por bem alertar a sociedade cabo-verdiana sobre essa matéria. Não será escondendo a informação que vamos combater o mal, mas sim disponibilizando às pessoas dados importantes que as ajudarão a usar o seu poder de voto de forma consciente. Isto para mais tarde ninguém gritar “ai se eu soubesse!”. Além do mais, a divulgação da peça visa também alertar as autoridades para agirem com base nas suas competências.

Sair da versão mobile