Das 50 amostras enviadas de S. Vicente para o laboratório de virologia do hospital da Praia 46 deram resultados negativos para o coronavírus Covid-19, conforme revelou há momentos o Director Nacional da Saúde. Do grupo de amostras constava uma segunda colheita feita à paciente chinesa internada no hospital Baptista de Sousa, cuja análise revelou que continua infectada. Entretanto, o Delegado de Saúde de S. Vicente garantiu ao Mindelinsite que o estado clínico da doente é bastante positiva. “Ela está bem, está assintomática e a respirar pelos meios próprios”, frisou esse médico.
Feitas as contas, das 50 amostras, 46 foram negativas, 1 positiva e 3 aguardam ainda os resultados, que podem sair nas próximas horas. Elísio Silva faz questão de esclarecer que essas amostras não dizem respeito a pessoas suspeitas, mas sim aos contactos com a paciente chinesa e pessoal da área da saúde em S. Vicente, identificados na sequência da investigação epidemiológica em curso.
As autoridades continuam ainda a tentar apurar a fonte de contágio da chinesa de 43 anos. Até o momento é o único caso positivo oficialmente registado em S. Vicente, apesar dos contactos que teve com familiares e pessoal médico na clínica Medicentro e no hospital de S. Vicente. A forma como a sua situação foi tratada, recorde-se, levou o ministério da Saúde a abrir um inquérito, que está a ser feito por três profissionais da ERIS – Entidade Reguladora Independente da Saúde. O relatório deve ficar pronto a qualquer momento.