Roubo de cobre provoca blackout em São Vicente: Suspeito no bloco cirúrgico do HBS

A ilha de São Vicente sofreu um blackout na rede eléctrica na tarde de ontem, que se prolongou até por volta das 22 horas em algumas zonas, provocado por uma tentativa de roubo de cobre num poste de transformação da Electra. O suspeito, um jovem de 24 anos, foi parar ao bloco cirúrgico do Hospital Baptista de Sousa com queimaduras provocadas por um choque que poderá aproximar dos 20 mil volts, segundo um técnico da Electra.

A indicação de avaria na rede chegou à Electra por volta das 17 horas. De imediato, a empresa colocou os seus técnicos no terreno e descobriram que a mesma foi provocada por alguém que terá tentado violar o quadro do posto de transformação da Ribeira d’Julião, mais precisamente da antiga central da Marinha, próxima do ex-Isecmar.

“Constatamos que alguém tentou retirar cobre do posto de transformação da Ribeira d’Julião e provocou o blackout. Por se tratar de um quadro com uma potência de 20 mil volts, percebemos que o suspeito ficaria lesado, pelo que deslocamo-nos ao Hospital Baptista de Sousa. Conseguimos confirmar que, de facto, um indivíduo do sexo masculino deu entrada naquele estabelecimento de saúde por volta das 17h14 minutos com queimaduras provocadas por choque eléctrico. De imediato accionamos a polícia”, explica Ricardo Martins.

Agora cabe à polícia investigar e confirmar se, de facto, o suspeito tentou roubar cobre no posto de transformação da Ribeira d’Julião, acção que provocou um blackout na ilha. Por agora, diz Martins, as suspeitas recaem sobre um jovem de 24 anos, residente na zona da Ribeira d’Craquinha.

“A informação que temos é que a polícia falou com o médico que atendeu o suspeito com queimaduras. Desconhecemos o seu estado de saúde porque, quando estávamos no hospital, este estava no bloco cirúrgico. Mas estamos a falar de um choque de 20 mil volts”, pontua, realçando que, por causa desta tentativa de roubo, São Vicente sofreu um apagão que se prolongou por largas horas, sendo que os mais afectados foram os moradores das localidades que vão desde o ex-Isecmar à Fazenda do Camarão, no Calhau.

Esta não foi a primeira vez que São Vicente ficou às escuras por causa do roubo de cobre. Segundo Martins, há cerca de um mês houve uma situação similar na zona da Baía das Gatas. “Só no último ano já sofremos cinco tentativas de roubo de cobre que provocaram blackout. Foi a primeira vez que decidimos deslocar ao hospital porque as indicações no terreno eram flagrantes e mostravam que o culpado teria sofrido um choque violento. Das outras vezes, priorizamos a reposição da energia eléctrica, até porque as situações encontradas não eram tão claras como a de ontem.”

Entretanto, o Mindelinsite tentou junto do Hospital Baptista de Sousa saber o estado de saúde do suspeito, mas não foi possível.

Constânça de Pina

Sair da versão mobile