O grupo “Fidjos di Terra”, composto por 12 elementos da comunidade cabo-verdiana residentes nos Países Baixos (Holanda), tem a decorrer na internet uma campanha de angariação de fundos denominada de “Mi é Cabo Verde” para apoiar as famílias carenciadas no arquipélago, soube o Mindelinside junto da organização da iniciativa.
Alice Fortes, que está a liderar esta campanha juntamente com Margarida Silva Mendes, fez saber que o objetivo da campanha é o de angariar fundos para ajudar os mais vulneráveis, sendo os que mais irão sofrer em Cabo Verde por causa da crise provocada pela pandemia do Covid-19.
“É uma forma de ajudar a Economia de Cabo Verde de uma forma singela que sabemos vai sofrer muito com o impacto da pandemia do Covid-19 a nivel mundial”, considera
Estas conterrâneas foram taxativas afirmando ainda que esta acção em que atuam como voluntárias é uma mensagem que estão a tentar passar que é a de que “Cabo Verde pode contar com a sua diáspora”. Nesta iniciativa, o grupo conta ainda com a colaboração da associação “Nova Agenda” e da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV).
Já foram angariadas mais de seis mil euros, mas o objectivo e chegar aos 10 mil euros. Os fundos recolhidos irão para as famílias carenciadas de todas as ilhas de Cabo Verde, sob forma de cestas básicas.
João do Rosário