A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou esta quarta-feira, 11, que a propagação do novo coronavírus caracteriza uma pandemia. De acordo com a organização, os casos, as mortes e os números de países atingidos Covid-19 – doença respiratória causada pelo novo vírus – devem aumentar.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. “Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer”, afirmou. A declaração foi feita em entrevista à imprensa concedida por representantes da OMS.
“Estamos profundamente preocupados tantos pelos níveis alarmantes de propagação e gravidade, como pelos níveis alarmantes de inação. Por isso, consideramos que o Covid-19 pode caracterizar-se como uma pandemia”, acrescentou na conferência de imprensa diária, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
O balanço mais recente da OMS aponta para cerca de 120 mil pessoas contaminadas em 114 países. Desses, 4.291 já morreram.
C/Agencias Internacionais