Faleceu esta quarta-feira a lenda da sétima arte Kirk Douglas. Iconizado nas telas pela sua interpretação, nomeadamente no filme Spartacus, Douglas deixou este mundo aos 103 anos, tendo feito uma carreira ao longo de mais de 60 anos. Em 1996, recebeu um Óscar Honorário e foi indicado por três vezes aos órcares.
Pai de Michael Douglas, ele também actor, Kirk destacou-se no cinema em filmes como Spartacus (1960), Champion (1949) ou Dois Homens… Dois Destinos, tendo trabalhado com atrizes como Lauren Bacall, Doris Day e outros dos grandes nomes do cinema como o realizador Stanley Kubrick.
“Para o mundo ele era uma lenda, um actor da era de ouro dos filmes que viveu bem até aos seus anos dourados, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas nas quais acreditava estabeleceram um padrão para todos almejarmos alcançar”, escreveu o filho Michael, acrescentando que, para a sua ampla família, Kirk era simplesmente o Pai, um “maravilhoso sogro”, um “avô adorável” e um “marido maravilhoso”.
O célebre artista foi nomeado ao longo da carreira três vezes para os Óscares.
C/Observador.pt