Mauritânia escolhe sucessor de Mohamed Abdel Aziz

As assembleias de voto na Mauritânia abriram desde o início da manhã deste sábado para a primeira volta das eleições presidenciais, destinadas a escolher o sucessor de Mohamed Abdel Aziz, há 11 anos no poder e constitucionalmente impedido de se recandidatar.

Mais de um milhão e meio de eleitores são chamados a votar em um dos seis candidatos às presidenciais: Mohamed uld Ghazouani (que parte como o favorito), Sidi Mohamed uld Boubacar, Biram Dah Abeid, Mohamed uld Maouloud, Mohamed Lemine El Mourteji e Kane Hamidou Baba.

Observadores da Organização das Nações Unidas, União Africana e embaixadas internacionais, entre outros, foram convidados para verem o acto eleitoral, além de organizações da sociedade civil, segundo a comissão eleitoral nacional independente (CENI) que supervisiona o processo.

Vários partidos da Mauritânia acusam a Comissão Nacional Eleitoral de estar ao serviço do regime e mostram-se indignados pelo facto de o Governo ter rejeitado um pedido para  convidar observadores internacionais para monitorizar as eleições presidenciais.

C/Observador

Sair da versão mobile