Os Estados Unidos da América acabam de ultrapassar as 100 mil mortes associadas ao novo coronavírus. São agora 100.442, o número de óbitos que é significativamente superior ao de qualquer outro país, anunciou a Universidade Johns Hopkins.
Esta instituição do ensino superior, citada pela Agência France-Presse, revela ainda que o país regista também quase 1,7 milhões de pessoas contagiadas pela pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2.
Cerca de 385 mil pessoas são consideradas curadas. Contudo, os investigadores da “Johns Hopkins” admitem que o número verdadeiro de infeções é significativamente maior. O primeiro caso de infeção no país foi anunciado no final de fevereiro.
Os especialistas desta universidade referem, no entanto, que, comparando com os quase 330 milhões de habitantes, o balanço de óbitos por milhão de habitantes nos Estados Unidos é inferior ao de vários países da Europa.
Os Estados Unidos da América e a Europa contabilizam três quartos dos cerca de 350 mil mortos registados devido à pandemia de covid-19. A nível global já foram contagiadas mais de 5,6 milhões de pessoas. Cerca de 2,2 milhões de doentes são considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus, que foi detetado no final de dezembro na província de Wuhan, na China. Rapidamente espalhou por quase todos os países do mundo, o que levou a OMS a declarar pandemia.