Descoberto na Austrália desparasitante que pode neutralizar o Covid-19 em dois dias

Está a abrir uma janela de esperança para a cura da Covid-19, depois de investigadores australianos terem conseguido matar o vírus em 24 horas através de um medicamento anti-parasitário chamado Ivermectin. Utilizado normalmente no tratamento dos piolhos e da oncocercose, também conhecida como “cegueira do rio”, esse fármaco está disponível em comprimidos, loção e champô.

A ministra da Saúde da Austrália, Jenny Mikakos, aplaudiu o trabalho dos cientistas, mas alertou que as pessoas não devem tomar a decisão, por si próprias, de se auto-medicar. As autoridades emitiram um aviso à população para não fazerem isso enquanto não se conhecer melhor a eficácia do medicamente e a dosagem recomendável.

Num estudo publicado na Antiviral Research, os cientistas afirmam ter eliminado toda a informação genética do SARS-CoV-2 em 48h e ter diminuído consideravelmente a carga viral no organismo nas primeiras 24h. O Ivermectin é um medicamento comum que, em estudos laboratoriais, já pareceu ser eficaz contra o vírus do Zika ou do Dengue in vitro. Apesar de ter resultados em doentes da Covid-19 na Austrália, são precisos ensaios clínicos para se compreender a sua real eficácia contra a infeção provocada pelo novo coronavírus.

Sair da versão mobile