CE cria fundo de 25 mil milhões de euros para combater Covid-19

A Presidente da Comissão Europeia Ursula  Von der Leyen anunciou hoje a criação de uma verba de 25 mil milhões de euros para dar respostas a situações de emergência no sector da saúde. Segundo Ursula, o investimento destina-se ao combate do Covid-19, e também a “outros sectores vulneráveis da economias”, bem como o apoio as pequenas e médias empresas e ao sector do trabalho.

Von der Leyen informou que pretende, ainda esta semana, propor ao Conselho e ao Parlamento europeus “a libertação de sete milhões e quinhentos mil euros em liquidez para investimento”.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, explicou a prioridade neste momento para a União Europeia é limitar o alastramento do vírus “protegendo a saúde dos cidadãos”. Assim, para conter o contágio vai-se garantir a disponibilização de equipamentos hospitalares, possibilitar a investigação para a criação de uma vacina e combater as consequências sociais e económicas da crise gerada pelo Covid 19. 

A Comissão Europeia anunciou ainda a canalização de 140 milhões de euros para o financiamento publico-privado dos estudos científicos na procura pela vacina, diagnósticos e tratamentos do coronavirus. O Ministro da Saúde e Administração Interna indicou, por seu turno que, de agora em diante haverá reuniões diárias para definir medidas e coordenar respostas. 

Fonte:Euronews

Sair da versão mobile