Um voo da TUI é aguardado esta sexta-feira à tarde em S. Vicente proveniente de Amsterdã trazendo a bordo fundamentalmente emigrantes cabo-verdianos residentes nos países-baixos (Holanda). A viagem, segundo Margarida Silva Mendes, proprietária de uma agência que vende bilhetes para a TUI, não tem nenhuma relação com as linhas aéreas turísticas da companhia, pois nesse caso os destinos seriam as ilhas do Sal e da Boa Vista, onde estão situados os hotéis desse grupo.
“Trata-se de um voo normal, a retoma de uma ligação que esteve interrompida desde março passado devido a Covid-19. Visa ajudar a nossa comunidade emigrada aqui na Europa, que se sente um bocado desamparada desde que surgiu a pandemia. Por exemplo, há casos de familiares que não puderam ir assistir ao funeral de entes queridos, portanto são pessoas que precisam ir para Cabo Verde”, elucida a empresária.
A ligação, prossegue essa fonte, terá como destino S. Vicente e Santiago, as duas ilhas mais procuradas, e foi conseguida graças a um acordo entre o governo holandês e o cabo-verdiano. As reservas ainda estão abertas para esse voo que deve ser realizado num Boeing com capacidade para 189 passageiros. O preço do bilhete de ida e volta é a partir dos 399 euros por pessoa, na linha Holanda – Cabo Verde. Passageiros residentes noutros países da Europa devem também embarcar nessa ligação. O avião sai às 9 horas e chega às 12.55 ao aeroporto internacional Cesária Évora. Depois parte para a ilha de Santiago.
Margarida Silva Mendes faz questão de frisar que a iniciativa é da TUI-Holanda, que decidiu reatar as ligações com Cabo Verde começando com dois voos semanais, às sextas e segundas, para S. Vicente e Santiago. As viagens estão previstas, nesta fase, para serem realizadas até o mês de junho.