Cabo Verde Expresso é o adaptado serviço de transporte internacional de carga que será retomado a partir de 11 de Abril pela Transinsular, que irá ligar os portos de Lisboa – Leixões – Praia – Mindelo em sete dias. De acordo com informações prestadas ao Mindelinsite pelos responsáveis da empresa do Grupo ETE, essa linha reactivada em plena crise do Covid-19 será o retomar das ligações diretas de Lisboa a Cabo Verde.
Segundo Matthieu Roger, CEO da Transinsular, o Cabo Verde Expresso é um serviço regular direto, ou seja, sem transbordo, com frequência quinzenal desde os portos de Lisboa e Leixões para Praia e Mindelo. O mesmo será complementado com o serviço “Atobá” inter-ilhas, que contempla ligações regulares quinzenais para as ilhas do Sal e da Boa Vista.
Matthieu Roger fez saber que Cabo Verde Expresso assegura ainda o transporte marítimo regular de carga geral e contentorizada, seca e frigorífica, permitindo responder com eficiência, fiabilidade e rapidez as necessidades atuais dos seus clientes. A conexão com o serviço Atobá Inter-ilhas – que é o transporte regular de carga local que oferece em Cabo Verde – também se destaca, no entender de Matthieu Roger, como uma vantagem acrescida, na medida em que assegura o abastecimento regular e local do arquipélago, contribuindo para a manutenção quer das importações como das exportações, em Cabo Verde.
Num contexto actual em que, face à Covid-19, se vive algum constrangimento nos portos, Matthieu Roger destaca a importância do abastecimento de produtos oriundos da Europa ao arquipélago de Cabo Verde, nomeadamente de frescos.
João do Rosário