O preço dos bilhetes dos autocarros não vai sofrer alteração na cidade do Mindelo este ano, conforme determinação da Agência Reguladora Multissectorial da Economia. Após analisar o cálculo do custo médio, informações sobre a demanda de passageiros transportados no período da última actualização e oferta – quilometragem percorrida nesse espaço de tempo -, a ARME decidiu manter a tarifa dos transportes públicos de passageiros em 40 escudos, na ilha de S. Vicente.
“A tarifa de equilíbrio é determinada pela relação entre o custo por quilómetro ( CVE/km) e o índice de passageiros por quilómetro equivalente (IPKE). Assim, o ligeiro aumento do custo por quilómetro, conjugado com o ligeiro aumento do IPKE, determinou que a tarifa dos TCUP se deva manter em 40$00, em Mindelo”, informa a agência.
Na cidade da Praia, a tarifa sofre uma redução de 1 escudo, passando de 42 para 41 escudos. No caso Capital, a redução do custo por quilómetro (CVE/km) foi determinado pelo incentivo à importação de veículos de transporte coletivo de passageiros concedido pelo Governo no âmbito do Orçamento de Estado e ainda pela eficiência na compra de novas viaturas e utilização das mesmas, que permitiu o aumento do número de viagens por autocarro. Isto apesar do o índice de passageiros por quilómetro equivalente ter sofrido uma ligeira redução.