A delegação da Organização das Mulheres de Cabo Verde em São Vicente abre formação de artes em cabedal nas suas instalações, ministrada pelo artesão Beto Diogo. Esta que é uma ação pioneira no programa de oferta formativa da OMCV na ilha do Monte Cara deriva de uma parceria que a instituição estabeleceu com o artista, que reside em Santa Catarina.
“Não foi fácil trazer Beto Diogo devido aos custos que acarreta, em termos de transporte, do preço dos materiais e da estadia, se este viesse propositadamente. Mas, com esta parceria, o artesão fez um preço especial e decidiu não receber pela formação que irá ministrar na cadeia”, comemora Fatima Balbina, a delegada da OMCV em São Vicente.
A formação, refira-se, decorre de 16 a 26 deste mês, pelo período de tarde ainda tem vagas para a inscrição.
Posicionando como um centro de oportunidades, tendo em conta as ofertas formativas que disponibiliza e as propinas sociais que pratica, esta organização pretende que a arte em cabedal, à semelhança dos outros módulos, seja um meio para os jovens conseguirem uma auto-suficiência financeira. “Esta formação poderá permitir que os jovens adquiram competências técnicas e que se enquadrem ou no mercado de trabalho. Estes podem também trabalhar a partir de casa”, acrescenta a responsável, realçando que todas as peças produzidas serão expostas no final para venda nas instalações da OMCV, junto à Praça Dr. Regala.
Ao longo de Março, Mês da Mulher, a OMCV tem em agenda outras atividades para serem implementadas em várias partes da ilha, seguindo o lema “Eu sou a geração igualdade: concretizar os direitos das mulheres”.
É o caso, por exemplo da Cadeia Central que, além de técnicas de trabalhar com o cabedal, a OMCV pretende dispensar uma atenção especial as cinco mulheres que no momento cumprem pena, com outras ações e convívio. “Para o convívio daremos os produtos e os pratos serão confeccionados por elas e iremos levar outros materiais de costura, e de higiene”, assegura. Mas a parceria que possui com a cadeia não se esgota no mês de Março, de acordo com Fatima Balbina.
Outra ação a concretizar-se este mês consiste na entrega de certificados, no Dia Internacional da Mulher, aos formandos que frequentaram outros ateliês na organização. Ainda, ministrar, em parceria com o projeto volunturismo, um formação de gestão e marketing a partir do dia 12, durante uma semana. Inclui-se na programa o atelier “Passo em frente”, cujas inscrições também ainda se encontram abertas. A semelhança de outros dos cursos, será realizado em parceria com o Centro de Emprego.
Ao mesmo tempo, consta do seu plano de actividades visita às comunidades mais afastadas, designadamente Salamansa, Calhau, Ribeira de Julião e Sao Pedro, para a entrega de donativos a famílias e promoção de conversas abertas. Destaca-se ainda o jantar do 39° aniversário da OMCV que se realiza no Dia da Mulher Cabo-verdiana, 27 de março.
Do mesmo modo prevê ainda ações de rastreio de visão óptica nos dias 9, 16 e 25, além de outras formações e conversas abertas. Fatima Balbina pede à sociedade mindelense que se envolva na dinâmica desta estrutura, tanto em apoios para concretização dos projetos, como em adesão aos cursos.
Sidneia Newton (Estagiária)