A CV Interilhas transportou 8.840 passageiros e 5.800 toneladas de carga, incluindo 1425 viaturas, desde o dia 11 de Maio, data do reinício das viagens marítimas entre as ilhas. Para a empresa, estes dados são encorajadores, pois demonstram a sua capacidade de operacionalidade e eficiência.
Segundo a companhia, o transporte de passageiros foi retomado, mas mediante medidas reforçadas de prevenção contra o coronavírus Covid-19, tendo por base as orientações do Governo e as autoridades da Saúde, tanto em terra como a bordo das embarcações. Deste modo, passou a obrigar todos os funcionários e os passageiros a usar máscaras nas gares marítimas e dentro dos navios. “Nenhum passageiro embarca sem a máscara colocada”, adverte a CVI. Além disso, os passageiros são submetidos a medição da temperatura corporal antes do embarque e têm de respeitar o distanciamento social mínimo de 1 metro e meio nas gares, recintos portuários e postos de venda.
“A bordo, nos navios, o mesmo distanciamento tem de ser cumprido, por tal facto a lotação dos mesmos está reduzida a 50%, evitando a possibilidade de contacto físico entre passageiros, e os lugares disponíveis são marcados
alternadamente“, informa a CV Interilhas, enaltecendo que passou a haver um controlo reforçado durante o check-in. Para o efeito, os passageiros devem comparecer no cais com duas horas de antecedência.
Durante as viagens, o consumo e venda de bebidas alcoólicas a bordo são proibidos, os bares e cafetaria encerrados, evitando o uso de objectos partilhados e manuseamento de alimentos e aglomeração de pessoas. Conforme a empresa, todos os navios estão dotados de um espaço de isolamento, caso seja detectado algum caso de infecção de Covid-19 a bordo.