A clinica médica-cirúrgica privada Urgimed Heath Hospitality, cujo projecto foi tornado publico na tarde de ontem em S. Vicente e a primeira pedra para o inicio da sua construção foi lançada logo de seguida, vai reforçar a capacidade instalava da ilha no que se refere a prestação de serviço de saude na região de Barlavento. Quem garante é o promotor deste empreendimento, Julio Wahnon, que explicou que este resulta de um investimento de dois milhões e meio de euros.
A Urgimed Health Hospitality é uma sociedade privada, que tem como parceiros cabo-verdianos residentes e na diáspora. será construída em duas fases, sendo que a primeira prevê a construção do bloco operatório, uma unidade de recobro e de internamento. A clinica terá igualmente serviços de ambulatório com gabinetes de consulta para varias especialidades. “O nosso ‘core business’ serão as cirurgias de distintas áreas: ortopédica, ginecologia, obstetricia, cirurgia geral, oftalmologia, otorrino, urologia e cirurgia plástica. O bloco cirúrgico irá dispor de moderna tecnologia para atender procedimentos de media e baixa complicada”, explica o médico Júlio Wahnon.
Esta terá ainda uma maternidade com alojamento em quartos ou semi-privados, garantindo conforme e comodidade aos utentes. “A existência de duas salas de partos, um para os eutócicos (normais) e outro para distócicos (cesarianas). Apresenta vantagem em termos de segurança e em termos de funcionalidade. Quanto maior a flexibilidade da unidade melhor será preenchida o arco das suas eventuais utilizações. Alguns serviços como hotelaria serão terceirizados”, pontua.
Paralelamente, a clinica irá dispor de laboratórios de analises, que servirão de suporte ao diagnostico e tratamento médico. Para além dos postos de trabalho qualificados, o projecto aposta na formação por forma a servir os residentes, estabelecer relações privilegiadas com a comunidade de imigrantes e ser referência para a população estrangeira no âmbito do turismo de saúde. Sobre este particular, Júlio Wahnon diz que a equipa do Urgimed Health estará empenhada em desenvolver parcerias público-privado para poder oferecer um serviço de excepção, onde prevalece os valores da ética, humanismo e solidariedade, através de colaboradores focados nos clientes.
Sintonia com o Governo
Para o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, este projecto de clínica privada Urgimed Health Hospitality está em sintonia com a visão do Governo e é uma demonstração de “inteligência empresarial”. “A iniciativa privada no sector da saúde vem crescendo em todo Cabo Verde e, particularmente, em S. Vicente. São dois sectores, público e privado, que se complementam e precisam um do outro para crescer. Está-se a chegar a um entendimento de que é possível mais do que a competição entre estes sectores para a ocupação do mesmo espaço.”
Neste sentido, o governante disse contar com o sector privado para construir um bom sistema de saude em Cabo Verde. Já o vice-Primeiro-ministro, que se deslocou propositadamente a S. Vicente para presidir o acto, chamou a atenção para o facto do país estar a passar por uma transição epidemiológica, o que exige uma mudança na forma como deve ser olhar para a saúde. “As doenças estão a mudar, precisamos de novas parcerias, de nova geração de hospitais, com novos meios de diagnóstico, mas hospitais integrados com aquilo que de melhor existe a nível mundial”, afirmou o governante para quem,, com a visão de que, quer sejam públicos ou privados, devem ser “hospitais inteligentes”.
Já para o presidente da CMSV este empreendimento reflecte o esforço permanente no sentido de melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde nesta ilha, na procura de melhores respostas para as famílias. Entusiasmado, este afirmou que os serviços de saúde em S. Vicente são um exemplo. “Trata-se com efeito do investimento nos cuidados de saúde que trarão uma economia de recursos a nível hospitalar e familiar. São grandes os desafios que se coloca neste sector que contar com um espírito de missão e colaboração de todos os profissionais e empreendedores nesta área. É possível reorganizar os serviços, torna-los mais eficientes e ir ao encontro das necessidades dos cidadãos. Com entrada em funcionamento deste novo empreendimento, uma população com mais de noventa e cinco mil pessoas irá dispor de mais e melhores serviços, bem como de instalações e equipamentos adequados’, comemorou.
Testemunharam estes dois actos, varias individualidades, entre os quais o Bispo da Diocese do Mindelo e a presidente da AM de S. Vicente.
Constança de Pina