Os grupos Vindos do Oriente, Flores do Mindelo e Estrela do Mar decidiram abandonar a Liga dos Grupos Oficiais do Carnaval de S. Vicente. A medida foi comunicada esta tarde em conferência de imprensa na cidade do Mindelo e tem por base situações relacionadas com a direcção executiva da Ligoc, a forma como foi feita a formação dos jurados e a própria avaliação dos quesitos deste concurso pelos júrs das três cabines.
“Não constitui surpresa para ninguém que este carnaval foi motivo de perplexidade para a maioria dos mindelenses e até para quem veio de fora assistir o desfile”, começou por frisar a jursta Eva Marques, que adiantou que ela e a colega Dirce Vera-Cruz fizeram uma análise exaustiva dos documentos fornecidos pelo júri que revelo uma série de anomalias na condução do Carnava 2020. Falhas que, diz, acabaram por justiifcar a medida tomada pelos três grupos e que será depois comunicada à Liga.
Questionada sobre o alcance desta decisão, Marques esclarece que ela não significa que os referidos grémios vão dar as costas ao Carnaval, mas antes de tudo que deixaram de pertencer à Ligoc-SV. Por aquilo que o Mindelinsite pôde perceber, os grupos agora desvinculados da Ligoc não descartam a possibilidade de criar uma outra Liga do Carnaval. Mais pormenores na edição de amanhã deste jornal.