A 7ª edição da URDI – Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde, que decorre entre 30 de novembro e 4 de dezembro, tem este ano como principal novidade da sua programação um concerto denominado “Nô bai Urdi”, previsto para o dia 26 do próximo mês. O concerto vai acontecer fora da cidade do Mindelo, mais precisamente na zona de Chã de Alecrim.
Esta informações foram avançadas pelo director do CNAD, Artur Marçal, que fazia a apresentação à imprensa da programação desta edição Urdi, que tem como tema “Tradição Oral, Cultura Imaterial”. “O concerto é o primeiro evento publico da Urdi 2022”, informou, lembrando que já foi lançado o “Concurso de Design” e que se está neste momento na fase de produção das peças seleccionadas.
A “Residência Criativa” continua no projecto e Marçal desafiou os artesãos e designer a trabalhar a lata. “Este ano a lata é o material e as técnicas do seu manuseio são o mote para os designer e artesãos a trabalhar de forma a levar esta matéria para o domínio da criação artística contemporânea.”
Neste que é o primeiro Urdi pós-inauguração do novo CNAD, integra ainda o programa “Urdi Junior”, que este ano elegeu uma escola do ensino Básico e continua com alunos da Escola Técnica a trabalhar o método do design enquanto estrutura do pensamento sobre os contos tradicionais. “O desafio é a partir do pensamento do design estes alunos consigam criar narrativas visuais dos contos tradicionais.”
Está previsto igualmente a realização de uma exposição evocativa do projecto “Bulimundo” de Leão Lopes, apresentado inicialmente na Expo 98, um dos centos tradicionais mais explorados em Cabo Verde. Trata-se de uma performance que envolve música e dança. Ainda uma exposição sobre o projecto Renda Brava, Grandes Conversas sobre a tradição oral e o prémio Djoy Soares.
Quanto aos concertos, disse o coordenador do CNAD, este ano houve um cuidado em fazer uma curadoria que vai ao encontro do tema da feira. Neste sentido, na abertura vai-se fazer uma revisitação ao trabalho de Teresinha Lopes da Silva e encerra com uma dedicação à Celina Pereira. Haverá também um dia para o interior de Santiago se fazer presente com a sua forte componente tradição oral.
Food Design e “Urdi depôs d’ hora” são outros pontos da programação desta feira de arte e design, que acontece na Praça Amilcar Cabral, todos os dias das 16 às 22 horas. O espaço este ano é dedicado apenas aos artesãos e designers com Cartão, num número superior a 80.