Tutu continua a colorir fachadas da Terra Branca: Artista quer transformar bairros em atração turística

O artista plástico Tutu continua a sua “saga” de transformar a zona da Terra Branca numa galeria a céu aberto. Depois de criar a “Rua d’Arte” e “Filhos do mar”, agora está a concluir a terceira fase desse projecto pessoal com a pintura da fachada de mais 18 moradias em mais um bairro dessa localidade, na cidade da Praia. 

Desta vez, o tema é inspirado nos animais e ambiente típicos dos jardins: borboletas, aves, abelhas, flores… Este trabalho começou a ser executado há cerca de dois meses e deve ficar pronto daqui a pelo menos 3 meses. Até o momento, o artista já desenhou cinco casas da primeira fila, restam mais duas e ainda tem mais 11 na segunda rua.

“Escolhemos este tema porque agrada aos moradores do bairro. Podemos desta forma incutir um forte colorido na fachada das casas”, comenta Tutu, 46 anos de idade.

Este artista confessa que o seu grande objectivo é fazer da Terra Branca uma atração turística. A arma, neste caso, é a sua arte urbana. Hoje, diz, agência de turismo, canais de televisão, músicos e fotógrafos visitam e transformam a fachada das casas pintadas em cenários. Apesar de satisfeito com o impacto, Tutu quer continuar a sua obra.

Em conversa com o Mindelinsite, explica que o projecto é da sua autoria e que vai assumindo parte do custo financeiro dessa aventura. No entanto, tem contado com parceiros, como, por exemplo, o Ministério da Economia Marítima que apoiou o projecto “Filhos do mar”. 

Até o momento, Tutu deve ter desenhado as paredes de quase 30 moradias. Trabalho que executa aos sábados e domingos, nas suas horas vagas, muitas vezes com a ajuda de populares. Para ele, o envolvimento dos moradores é compensador e a garantia de que a sua obra será valorizada e preservada.

Profissional das artes plásticas, Paulo Jorge Sousa, aliás Tutu, tem a sua própria galeria na cidade da Praia, onde propicia a exposição de obras de outros colegas. Kiki Lima é um dos artistas que já apresentou o seu trabalho nesse espaço.

Sair da versão mobile