Poeta Alexandrino Dias apresenta hoje as obras “Paisagem Indiscreta” e “Tal Silêncio” no CCM

O escritor Alexandrino Dias apresenta esta noite no Centro Cultural do Mindelo mais duas obras literárias da sua autoria. O poeta decidiu lançar no mercado os livros “Paisagem Indiscreta: Haikais e outros trios” e “Tal Silêncio: Poemas concisos”, composto cada um por 54 poemas.

Uma particularidade é que cada poema é acompanhado de uma fotografia a condizer. “São poemas inspirados na natureza e ilustrados com fotografias da minha autoria. Por exemplo, se vejo uma montanha e ela inspira um poema, faço-lhe logo uma foto. Houve um dia em que estava a descer um local na Ribeira de Janela, vi um grupo de pombos a voar e isso inspirou um poema, acompanhado de uma imagem”, explica Alexandrino Dias.

O escritor descreve os dois livros como “obras elegantes, com fotos a cores, capas duras, com cerca de 110 poemas em três versos breves (ou seja haicais), direcionados aos cidadãos de todas as faixas etárias.” Os textos, acrescenta surgiram do afloramento de experiências importantes do autor e do seu fascínio pela natureza.

Com mais estes livros, sobe para cinco a quantidade de obras literárias publicadas pelo escritor. Os lançamentos, acrescenta, têm tido uma boa aceitação, principalmente em Portugal, Holanda e França, país este onde alguns dos seus poemas foram traduzidos para a língua francesa.

A apresentação das obras acontece pelas 18 horas e 30 minutos no CCM. Os livros têm prefácios dos professores universitários Valódia Monteiro e Simone Caputo Gomes.

Sair da versão mobile