O falecido músico Biús será homenageado em S. Vicente no dia 20 de dezembro numa noite de gala com actuação de 12 músicos, entre cantores e instrumentistas. O repertório desse saudoso animador das noites de Mindelo será interpretado pelas vozes de Boy Gé Mendes, Tito Paris, Rui de Pina, Ceuzany, Diva, Vlu, Dudu Araújo, Jenifer Solidad, Gabriela Mendes, Edson Oliveira, Mirri Lobo e pelos instrumentistas Bau, Voginha e Djony do Cavaco, sob orientação de Hernani Almeida, no pub Alta Lua, do Mindel Hotel, espaço onde costumava actuar. Os cantores serão acompanhados por uma banda integrada por Jimmy, Djassa, Tchenta, Djodje, Micau, Nolito, Yanick e Kicas, que tiveram fortes relações de amizade e de cumplicidade artística com Biús.
Organizado pela Inside Eventos, o show “Mindel canta Biús” terá a duração de duas horas e com direito a tapete vermelho. “Biús já foi homenageado em S. Vicente e em Lisboa, mas é a primeira vez que terá uma homenagem desta envergadura”, comenta Helder Leite, fundador e gerente da referida empresa.
Segundo Leite, todos os artistas abordados elogiaram a iniciativa e prontificaram-se a participar na gala. “Receberam o convite de coração aberto porque sabem que Bius merece”, diz o empresário e amigo do malogrado compositor e intérprete da música cabo-verdiana.
O show “mistura” artistas da geração de Biús, falecido no dia 5 de agosto de 2009 aos 43 anos de idade, e de uma vaga mais actual, como a cantora Ceuzany. Isto acontece, segundo Hélder Leite, porque Biús actuou com alguns artistas mais jovens e que hoje estão a representar a cultura cabo-verdiana em grandes palcos nacionais e internacionais, nomeadamente o instrumentista Khaly Angel e a cantora Josslyn.. Informa, aliás, que estes dois artistas não vão poder estar presente na Gala devido a agenda de compromissos.
O evento, patrocinado pelo Ministério da Cultura e outras institui, terá três momentos distintos e vai começar com música instrumental. Biús será representado por uma irmã residente na Cidade da Praia e provavelmente por outros familiares.
Bius ou Bia para os amigos era presença habitual nos palcos das cidades do Mindelo, Praia, Lisboa, EUA e Holanda. De nome próprio José Mateus Brito da Cruz colocou a sua marca indelével na música de Cabo Verde, tendo gravado dois discos a solo repletos de sucessos como “Nha Gente”, “Romance Desejode”, “Coração Blues” e “Más um coladera”. O músico integrou os conjuntos “Seis Jovens Unidos”, “Gaiatos”, este último integrado por Tito Paris e Bau, e “Wings” antes de viajar para os Estados Unidos com a mãe em 1985, onde veio a integrar o grupo Jamm Band.
Regressou a Cabo Verde em 1996 e chegou a acompanhar Cesária Évora durante alguns anos, tendo depois enveredado por uma carreira a solo. Faleceu aos 43 anos no hospital de S. Vicente.