A 12ª edição do Mindel Summer Jazz vai prestar homenagem ao conceituado pianista cabo-verdiano Chico Serra, ex-membro do emblemático grupo Voz de Cabo Verde e que ainda continua no activo. “Este ano nós vamos homenagear Chico Serra que, como todos sabem, é um autodidata, e através dele homenagear toda a geração morabeza e o Monte Cara. Ele que representa a forma de estar na música do povo cabo-verdiano, que é natural, e que Mindelo personifica”, avança o organizador do evento Alexandre Novais, acentuando que em todos os grupos serão ouvidos “sopros, piano e percussão excecionais”.
Segundo a organização, o cartaz do festival será preenchido, na quinta-feira, dia 08, com Carlos Matos, artista proveniente da Holanda, seguido da banda cabo-verdiana “Pret e Brónk”, que terá como convidada especial a cantora Sílvia Medina. Para encerrar o primeiro dia, subirá ao palco o pianista cubano reconhecido mundialmente Roberto Fonseca, juntamente com o percussionista Andrés Coayo.
No segundo dia, dos Estados Unidos da América chega Kavita Saha, que apresentará um projeto à volta de músicas de Cabo Verde com uma banda suporte formada por cabo-verdianos. Estão previstas a atuação do pianista e compositor de jazz francês Jacky Terrasson e do músico de jazz haitiano-canadense Jowee Omicil, que encerrarão o segundo dia.
De acordo com a organização, Mindel Summer Jazz, para além dos 2 dias de espetáculos na Pracinha do “Liceu Betch”, terá também eventos voltados para a cidade para dar também a oportunidade aos mindelenses de interagir com o estilo e com os artistas convidados.
Antes do show principal, com um impulso há muito almejado, na terça-feira, haverá atividades paralelas, das quais o Mindel Summer Júnior, com o objetivo de despertar as crianças para a arte musical e para o ambiente de jazz, com a participação do projeto socioeducativo Orquestra Sab Sabim, que nasceu na Ribeira de Craquinha e já abrange várias localidades.
Fazem ainda parte do programa do evento, agendado para os dias 8 e 9 de agosto, o Alta Lua Jazz Connection, que deverá acontecer no pontão da Marina do Mindelo e, na tarde de quarta-feira, antecedendo a abertura do festival, serão ministradas no Centro Cultural do Mindelo master class (interação dos artistas nacionais com os artistas especialistas de Jazz).
Segundo o edil Augusto Neves, presidente da Câmara Municipal de São Vicente, o festival terá sempre o apoio da autarquia porque, afinal, é uma grande aposta. “Temos consciência das dificuldades, mas a aposta na cultura é enorme. A CMSV é sempre uma parceira porque temos confiança no potencial de São Vicente, que pode dar muito mais em várias áreas principalmente na cultura. E o Mindel Summer Jazz é um exemplo disso porque cada vez está melhor”, alegou o autarca.
Andrea Lopes (Estagiária)