Mandingas d’Espia iniciam domingo “ronda” de oito assaltos carnavalescos

Os Mandingas d’Espia iniciam amanhã, domingo, o primeiro assalto carnavalesco deste ano, com partida pelas 14 horas da Ponta de Sentina. Deste local, o grupo vai passar pela Rua de Mitério, Boca d´Vento, seguir em direção a Ribeirinha, Chã d’Faneco, Fonte Inês e regresso à zona de Espia.

“Contamos com uma boa adesão porque somos um grupo organizado e que tem feito um percurso meritório em S. Vicente”, diz Tissiano Rocha, um dos responsáveis do grémio. Segundo esta fonte, os Mandingas d’Espia costumam sair em cooperação com percussionistas da localidade de Salamansa. Porém, ainda não sabe como esta parceria vai continuar porque a pessoa que normalmente fazia essa ponte viajou. Mesmo assim, Tissiano garante que o grupo vai ter a indispensável batucada neste domingo.

Este será um dos 8 assaltos previstos para este Carnaval. Tissiano Rocha salienta que a zona de Espia vive sempre um ambiente bastante animado por esta altura, fundamentalmente no domingo. “Normalmente reunimo-nos em casa de um membro do grupo, confecionamos a comida, preparamos os trajes e depois saímos para a rua com toda aquela animação própria dos mandingas”, descreve Tissiano, que enaltece o papel educativo e social que o grupo tem desempenhado em Espia. Uma das preocupações, diz, é aconselhar os jovens sobre as consequências do uso abusivo do álcool e outras drogas.

Este ano, o grupo espera contar com um melhor apoio financeiro da Câmara de S. Vicente e do Ministério da Cultura para poder melhorar a animação neste carnaval.

Sair da versão mobile