O espetáculo solidário está marcado para o dia 27 de abril, com todas as receitas a reverterem para o baterista Antero “Tey” dos Santos. Em palco vão estar 21 cantores, mais reconhecidos instrumentistas residentes em São Vicente, caso de Bau e Voginha, que farão actuações a solo, todos com o suporte da Banda Serenata.
Em entrevista ao Mindelinsite, Kicas Silva explica que o propósito deste espetáculo solidário é apoiar Tey Santos, que enfrenta problemas de saúde. “O cartaz já está fechado. Vamos ter 21 cantores, que se disponibilizaram para apoiar a causa. Teremos ainda alguns instrumentistas, caso por exemplo do Bau, que fará um número. Também o Vozinha, que já está incluído na banda, tem uma prestação a solo”, explicou este elemento da organização.
Durante duas horas, pelo palco da Academia Jotamont vão passar nomes conhecidos como Jovino Santos, Carmen Silva, Mamadu Sulabanku, Duda Teixeira, Toi Cabicinha, Carla Lima, Dany Mariano, Riza Sanches, Yanik Oliveira, Zizi Vaz, Bertânia Almeida, Zé Luís, Cláudia Sofia, Edson Oliveira, Gabriela Mendes, Djoyss Lopes, Nadine Silva, Duca Cruz, Ivone Ramos e Djô Pedro.
“Cada artista vai apresentar uma música e os ingressos já estão à venda, ao custo de mil escudos”, pontua Kicas, lembrando que a academia tem uma lotação de apenas 400 pessoas, pelo que os interessados devem se apressar em adquirir os bilhetes. “Já está tudo a postos. Todos os artistas residem em São Vicente e os ensaios começam na próxima semana. São muitas pessoas, mas cada uma vai apresentar apenas uma música e a entrada vai ser flexível”.
Tey Santos nasceu em 1954. Ao longo da sua vida artística colaborou em palco e em estúdio com grandes nomes da música em Cabo Verde e no estrangeiros, caso de Luís Morais, Paulino Vieira, Ramiro Mendes, Bau, Boy G, Ildo Lobo, Voginha, Cesária Évora, Vasco Martins, Travadinha, Rui Veloso e Bonga. Integrou cerca de duas dezenas de grupos, designadamente Os Caites, Os Alegres, Cabosamba, Kolá, Tabanka, Kings, Pedra d’Calçada e Mindel Band.
Participou ainda de projectos como a Orquestra Nacional de Cabo Verde e a nova versão do Bulimundo. Concebeu toda a percussão do cd Músicas do Carnaval gravado por Tchala, intitulado “Alô, alô Mindelo”. Tem também uma costela de compositor, tendo assinado temas registados por Mindel Band (Jagacida), Dany Mariano (Miscelania) e grupo Pedra d’Calçada (Diálogo impossível).