A jovem artista cabo-verdiana Kady Araujo apurou-se na noite de ontem para a final da 54a do Festival da Canção de Portugal, que se realiza no dia 07 de marćo em Elvas e que contará com a participação de oito concorrentes. Katy, que é filha da conhecida cantora Teresa Araújo, interpretou o tema “Diz só”, da autoria de Dino d’ Santiago. O vencedor deste concurso representará Portugal no Festival Eurovisão em Roterdão.
Katy actuou na segunda semifinal que foi transmitida em directo pela RTP1. Para além dela, foram apuradas as canções “Abensonhado”, composta e interpretada por Jimmy P, “Mais real que o amor”, escrita por Pedro Jóia e interpretada por Tomás Luzia e “Não voltes mais”, composta e interpretada por Elisa Rodrigues. Na primeira semifinal, realizada a 22 de fevereiro, tinham sido escolhidas os temas “Passe-Partout” (Tiago Nacarato/Bárbara Tinoco), “Medo de Sentir” (Marta Carvalho/Elisa), “Gerbera Amarela do Sul” (Filipe Sambado) e “Movimento” (Throes+The Shine).
Um destes artistas vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Maio. As semifinais realizam-se nos dias 12 e 14 e a final no dia 16 de Maio. Kady foi uma das 15 concorrentes que almejam representar Portugal.
“A canção que lhe foi dada a interpretar é denominada pelos autores @dinodsantiago e @kalafepalanga como sendo a primeira ‘ Kizomba Consciente” onde a palavra ganha um lugar de destaque, acompanhando, assim, o impacto que este género alcançou através da dança”, pode-se ler numa publicação de Dino D’Santiago. Este escreve ainda que a letra celebra não só as mulheres da sua vida como invoca também o nome de outras mulheres cuja luz é guia para as novas gerações de mulheres como Kady, determinadas a fazer do mundo um lugar melhor.
Em 2019 a cantora cabo-verdiana Lura também participou no Festival da Canção, enquanto compositora, com o tema “O meu Sonho”, interpretado por Soraia Tavares.
C/RTP