Heros Gomes foi a melhor voz da 3. edição do concurso “Todo o Agrupamento Canta”

O pátio da escola da Ribeira Bote foi palco ontem de um momento de música cabo-verdiana interpretada por crianças, mais concretamente os 13 finalistas da terceira edição de “Todo o Agrupamento Canta”. A partir da plateia, os coleguinhas apoiaram todos os concorrentes, com a alegria típica dessa faixa etária.

Cada finalista interpretou apenas uma música e todos optaram pelos ritmos cabo-verdianos. O título foi conquistado por Heros Gomes, aluno da referida escola, que segurou a afinação e esteve animado no palco. Dançou o quanto baste, estabeleceu contacto com o público e foi particularmente aplaudido pela sua actuação.

O segundo lugar foi arrebatado por Luana Andrade, aluna da Escola Valentina, e o terceiro posto por Sérgio Gomes, também da escola da Ribeira Bote. Os restantes concorrentes ficaram todos na quarta posição.

Para Jailson Carvalho, membro da direção do agrupamento, as crianças souberam cantar e encantar, pelo que dá nota positiva ao evento. Salienta que a preparação desse concurso exigiu muito dos alunos, professores e pais. Muitas vezes, diz, os ensaios terminaram por volta das 8 da noite, pelo que enaltece a colaboração dos encarregados de educação. Após um casting nas escolas, um grupo de 29 alunos participou na fase de eliminatória e 13 passaram para a final. Inicialmente eram 32 os inscritos, mas 3 desistiram, pelo que os restantes passaram pela eliminatória, realizada em quatro sessões.

Esta terceira edição contou com o apoio da oficina Mestre Pulu, Câmara de S. Vicente e atelier Pica Pedra, além de alguns privados.  O concurso Todo Agrupamento Canta, que envolve os estabelecimentos do agrupamento 8, começou em 2017 e esteve dois anos suspenso devido a pandemia. Esta foi a terceira edição e, conforme Jailson Carvalho, o evento vai melhorando de qualidade. Em termos musicais, o objectivo é a promoção da cultura cabo-verdiana. E a nível pessoal visa estimular o lado artístico dos alunos.

Sair da versão mobile