O grupo Sizal coloca hoje à apreciação do público o clipe musical Ka bu Bai, que retrata o drama da vida do pescador cabo-verdiano. Este single é o pontapé de saída do grupo liderado pelo produtor Henry Fernandes, que está a preparar o lançamento para breve de “Kamin di Prata”, o seu primeiro álbum. Este feito, na concepção dos elementos, promete ser um marco na cena musical cabo-verdiana, “oferecendo uma visão única e contemporânea das ricas tradições musicais do país”.
“Sizal é mais do que um grupo musical é uma expressão artística que une tradição e inoção, contando histórias da vivência cabo-verdiana de maneira autêntica e envolvente”, diz nota remetida ao Mindelinsite, acentuando que Sizal pretende dedicar-se de forma incansável à criação para enriquecer a diversidade cultural de Cabo Verde.
Formado por artistas da ilha de S. Vicente, Sizal elege uma abordagem inovadora dos diversos géneros do cenário artístico das ilhas, fundindo-os com sonoridades modernas. O grupo já fez algumas actuações em Cabo Verde e destaca o “emocionante espectáculo Forakaxa”, realizado em Ponta do Sol, em 2022. Essa apresentação, reforça a nota, demonstrou a sua profunda conexão com a ilha de Santo Antão e a sua capacidade de criar momentos musicais memoráveis para o público.