O grupo Monte Sossego cancelou a sua participação no evento que marca a abertura oficial do Carnaval 2020, que se realiza esta sexta-feira, 31, num dos hotéis da cidade do Mindelo, alegadamente por discordar da forma e modalidades do sorteio de saída dos grupos no Carnaval. Coincidência ou não, a Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval (Ligoc) cancelou a conferencia de imprensa agendada para hoje onde pretendia fazer o lançamento deste evento.
Em comunicado, o Grupo Recreativo Escola de Samba Monte Sossego informa que a direcção decidiu, por unanimidade, não participar neste evento, que se destina a apresentação dos casais Mestre-sala e Porta-bandeira, rainhas de bateria e musicas oficiais do Carnaval 2020, organizado pela Ligoc. O motivo? “Os sucessivos atropelos a varias decisões dos órgãos sociais, lavrados em acta”, explica.
A direcção do maior grupo carnavalesco de São Vicente prossegue dizendo que não compactua com a forma e a modalidade do sorteio de saída dos grupos, que será realizada durante o evento, uma vez que já havida sido decidido, em reunião do Conselho Deliberativo, antes do desfile de 2019 que o ultimo classificado, deveria ser o primeiro a desfilar este ano.
“A agremiação fundadora da Ligoc não poderá, de forma nenhuma, aceitar que as deliberações dos orgão desta instituição sejam sistematicamente ignoradas pela Direcção Executiva, esvaziando em toda a linha as competências dos mesmos”, acrescenta o GRES na referida nota, deixando claro que, como agremiação séria, comprometida e que tem trabalhado de forma consistente e sustentada para o crescimento do Carnaval mindelense, vai aguardar serenamente o resultado do sorteio.
Logo a seguir a divulgação da nota, a própria Ligoc informou a imprensa do cancelamento da conferência, que deveria ocorrer às 10h30.
Constânça de Pina