Flores do Mindelo vai abrir o Carnaval 2023 no sambódromo do Mindelo, desfile que este ano acontece à noite, como confirmou ontem o presidente da Ligoc no show de apresentação dos grupos oficiais e sorteio. Conforme Marco Bento, os grémios oficiais e a Câmara de S. Vicente decidiram que o Carnaval d’Soncent precisa dar um salto qualitativo e acordaram que uma das apostas será transpor o espectáculo para a ribalta das luzes artificiais, tal como acontece com o Samba Tropical.
“A mudança do horário foi baseada no nosso slogan ‘O maior espectáculo de Cabo Verde’ porque, em abono da verdade, o nosso Carnaval tornou-se num grandioso espectáculo. E, quando os grupos saem à noite com os andores iluminados, há mais esplendor”, explica Marco Bento, que se mostra convicto da melhoria que esta aposta irá trazer para o Carnaval d’Soncent. Segundo este dirigente, faz algum tempo que a Liga estava à procura de um slogan e o escolhido obriga os grupos a trabalharem cada vez melhor para corresponderem às expectativas.
Pelas contas que apresentou ontem o desfile vai decorrer num horário aceitável, visto que o último grupo inicia a sua entrada no sambódromo pelas 20 horas. Deste modo, Flores do Mindelo inicia o show das luzes pelas 18 horas e 30 minutos, seguido de Estrela do Mar, Cruzeiros do Norte e Monte Sossego, com um intervalo de meia hora entre os grupos. Entretanto, o Carnaval 2023 será aberto pelas 18 horas com uma homenagem à falecida empresária Lily Freitas, ex-Presidente do conceituado grupo oficial Vindos do Oriente.
Com base nas regras acordadas pelo Conselho Deliberativo da Ligoc-SV, Flores do Mindelo sai em primeiro lugar por ter ficado em último lugar no concurso de 2020. Deste modo, o sorteio efectuado ontem visou saber a sequência dos restantes três grémios.
Ontem à noite, os quatro grupos do concurso oficial fizeram mais uma apresentação para os mindelenses, que consistiu basicamente num espectáculo com passistas, rainha de bateria e o casal Porta-bandeira/ Mestre-sala ao som das músicas oficiais. Os presidentes de Flores do Mindelo, Estrela do Mar, Cruzeiros do Norte e Monte Sossego prometem um espectáculo de alto nível, apesar das dificuldades excepcionais que enfrentam este ano.