O documentário “Cesária Évora” será exibido amanhã em estreia no festival South by Southwest a contecer em Austin, no Texas. Dedicado à cantora mais famosa da música cabo-verdiana, o trabalho é a primeira longa-metragem portuguesa selecionada por esse evento realizado nos Estados Unidos.
O filme é dirigido por Ana Sofia Fonseca, uma apreciadora de Cise, e utiliza imagens de arquivo inéditas, além de testemunhos únicos. As gravações decorreram em Portugal, França e Cabo Verde e, segundo o semanário português Expresso, o documentário cruza diversos contextos políticos e sociais, abordando temas como o colonialismo e a igualdade.
“O desafio de Ana Sofia foi claramente grande e de entrega, pelas palavras e definições que vai deixando nas entrevistas: Cesária é alma, luta, defensora de causas de forma humilde e acima de tudo voz que atraiu vozes”, diz nota enviada à imprensa sobre o acontecimento. A mesma informa que “Cesária Évora” é uma das 75 produções que terão estreia no referido festival.
O evento decorre de 11 a 19 de março e todas as categorias podem ser premiadas pelo público. Os vencedores do South by Southwest Film Awards serão anunciados no dia 15 deste mês.