A festa do Carnaval da CV Entertainment na América vai bombar este ano mais do que nas outras doze edições. A promessa é do empresário Tony Santos, que assume o compromisso de organizar no dia 7 de Março o “maior” baile do entrudo para a comunidade cabo-verdiana radicada nos Estados Unidos. O convívio dos mascarados, que irá decorrer no espaço The Strand, em Providence, será animado pelo artista Anísio Rodrigues, co-autor da música campeã “tude ê bada”, acompanhado desta vez por músicos como o baterista Djodjim, o percussionista Cabol e o guitarrista Olavo. O evento irá contar ainda com as performances das passistas Andrea “Brodjinha” Gomes, detentora do título de Rainha de Bateria 2019, e Vany Ramos, ela que também chegou a conquistar esse ceptro pelo grupo Cruzeiros do Norte.
Como costuma acontecer, o organizador Tony Santos espera lotação esgotada e desta vez num espaço com maior capacidade. “Há anos que temos vindo a realizar esta festa, que é uma oportunidade única para os cabo-verdianos radicados nos Estados Unidos viverem o Carnaval. Aqui este baile tem uma dimensão maior do que em S. Vicente porque é a única oferta. Em S. Vicente há festas por todo o lado, aqui é esta”, frisa o empresário, que começou essa aventura em 2007 com a contratação do compositor e intérprete Vlu. Nestes treze anos já levou uma série de artistas, entre os quais o cantor e compositor Constantino Cardoso.
Este ano, a CV Entertainment aposta em Anísio Rodrigues, um artista que tem feito nome no mundo do Carnaval, em parceria com o compositor Jotacê. Esta dupla conquistou o prémio de “melhor música” no ano passado e em 2020 assinam a “trilha sonora” de Vindos do Oriente, Cruzeiros do Norte, Samba Tropical e Estrela do Mar.
Para esta edição, que marca o início de uma nova década, a organização decidiu escolher um espaço maior para poder acolher um número superior de foliões. É que, segundo Tony Santos, todos os anos a corrida aos bilhetes é de tal forma que se esgotam em pouco tempo e já houve casos em que muita gente fica na rua mesmo tendo comprado bilhetes, algo que ele lamenta. Desta vez espera satisfazer uma maior procura. “É um ambiente fantástico. Quase 100 por cento das pessoas vêm mascaradas. A festa costuma atrair mais cabo-verdianos e brasileiros, mas há também norte-americanos que se juntam ao convívio”, revela a nossa fonte, que costuma organizar o baile no segundo Sábado após a data oficial do Carnaval.
A anteceder o baile em Providence, Tony Santos trás a S. Vicente uma caravana de 48 pessoas para participar no Carnaval. O programa envolve um desfile dos “Mandingas da USA” com os “guerreiros” da Ribeira Bote, no dia 23 de Fevereiro, e participação dos membros da comitiva nos desfiles do Samba Tropical, Monte Sossego e Vindos do Oriente. Além disso está agendada uma festa de “matança d’txuk” no Calhau e excursão à ilha de Santo Antão. Há cinco anos que o empresário tem vindo a realizar esta excursão dos Estados Unidos para Cabo Verde por altura do Carnaval.