Com o tema “sukedi baloi”, Mindel Fantasy arrasta multidão pelas ruas d’Morada

O trio eléctrico Mindel Fantasy arrastou uma multidão pelas astérias do Mindelo, embora tenha desfilado com cerca de 140 foliões distribuidos por quatro alas. Como de costume, o público fez a sua festa “à parte” ao som das músicas interpretadas pelo cantor e compositor Vlu.

Depois de “somá na bóia”, o trio trouxe como tema “sukedi baloi”, mais uma expressão típica dos mindelenses. A parada arrancou da praceta Dom Luiz pelas 21 horas e 30 minutos, mas, segundo Evandro “Tchulass” Rodrigues, da empresa Tud Eventos, esse pequeno atrazo foi compensado por um desfile harmonioso, melhor organizado, com elevado nível de segurança e o já esperado civismo dos foliões. “Este ano houve uma melhor organização graças ao apoio da Câmara de S. Vicente e da Polícia Nacional e ao civismo das pessoas”, frisa Tchulass.

À semelhança dos outras edicoes, a organização atribuiu prémios às melhores alas, como forma de estimular a participação popular. Este ano, os foliões foram distribuídos pelas alas Mindel Fantasy, Glow, Devils e Mandingas. Conforme o anunciado, o maior grupo irá receber 15 contos e a melhor ala o valor de dez mil escudos.

Esta manhã, entretanto, as crianças tomaram de assalto o centro da cidade do Mindelo. Até o momento, passaram pela Rua de Lisboa a Escola Portuguesa do Mindelo, Escola Salesiana e o Centro de Acolhimento da Canalona. Composto por 200 alunos, o primeiro grupo trouxe como tema “Carnavais pelo Mundo”, com os seus arlequins e gondola, mandingas de Cabo Verde, baianas e cariocas do Brasil, os carretos de Portugal e os emblemáticos dragões chineses. O desfile contou com a participação da ex-Consul Rosália Vasconcelos, mentora e fundadora da escola portuguesa.

Bem mais volumosos e enérgicos, os Salesianos invadiram as artérias do Mindelo com mais de mil alunos organizados em várias alas. Acompanhados por professores, os foliões apostaram no tema união no seu sentido amplo. Motivo da presença de figurantes trajados com motivos de diversas culturas.

Os meninos do Centro de Acolhimento para Crianças com Vulnerabilidades também coloriram o ambiente carnavalesco nesta manhã. Com uma carroça puxada por um cavalo branco, estiveram sempre sorridentes e mostraram que carregam o Carnaval na alma.

Os desfiles continuam esta tarde com os Filhos de Militar, Grupo Vovó, Grupo Coceira, Mandinga Azul, Professores e Associação de Estudantes do ISCEE.

Sair da versão mobile