A direcção do Festival Internacional de Teatro – Mindelact confirmou esta manhã a data do evento para 2019, ano que celebra as bodas de prata do maior encontro teatral de Cabo Verde. O festival acontece de 07 a 16 de Novembro, no Mindelo, com uma extensão na Cidade de Praia.
A associação deu por aberta a apresentação de propostas de grupos nacionais e internacionais para a programação deste ano, com os nove palcos habituais: Palco 1, Palco 2, Teatrolândia, Ciclo Internacional de Contadores de Estórias, Festival Off, Teatro na Praça, Teatro de Rua e Performances, Oficinas e Actividades Paralelas. A exigência colocada na curadoria é que será maior. Esta não deixa de ser uma incrível oportunidade também para o teatro nacional, no sentido de trabalhar mais e melhor, em todas as ilhas do país. O Festival Off, dedicado exclusivamente a grupos e projectos nacionais, terá o seu tema definido até Junho, como informa a nota oficial, pelo que será feito um edital exclusivo para este. Os grupos e companhias conhecerão os resultados no mês de Julho e serão publicados em Setembro.
“Queremos fazer desta edição 25 a mais bela, completa, emocionante e de melhor qualidade do nosso historial. 25 anos de festival! Um evento de teatro que já conquistou o respeito do mundo e é um orgulho para toda a nossa nação!”, lê-se na nota.
Para o director do Mindelact, João Branco, estes 25 anos do festival representam essencialmente duas coisas: “um grande orgulho do que já conseguimos alcançar e uma tremenda responsabilidade para fazer desta edição 25 algo inesquecível para todos. Cada espectáculo programado nesta edição tem que ser duplamente especial: na qualidade, na estética proposta, nos temas, na importância histórica dos envolvidos, em tudo. Sejam eles grupos nacionais ou estrangeiros.”
A grande missão neste momento, diz João Branco, é subir ainda mais a fasquia do Mindelact e fazer do evento, não apenas o melhor da África Ocidental, mas de todo o continente. Com o dossier relativo ao Mindelact 2019 Bodas de Prata montado desde o ano passado, a associação espera aproveitar o tempo disponível para organizar a melhor de sempre.
Natalina Andrade (Estagiária)