O espectáculo “As Palavras de Jó”, escrito pelo dramaturgo ucraniano Matéi Visniec, é apresentado hoje, 27 de março, Dia Mundial do Teatro, em reposição, através da internet, para dar conforto, alegria e esperança às pessoas que estão em isolamento em Cabo Verde e um pouco por todo mundo. Esta iniciativa, inédita em Cabo Verde é do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo (GTCCPM).
Em conversa com Mindelinsite, o protagonista da peça, João Branco, explicou que foram três as razões que motivaram o grupo a fazer esta apresentação live de “As Palavras de Jó”. “Decidimos avançar porque hoje é o Dia Mundial do Teatro e queremos assinalar a efeméride. Também porque há muita gente neste momento em quarentena que precisam de conforto e, por ultimo por causa da natureza deste texto que fala de esperança. Queremos levar esperança e alegria às pessoas em Cabo Verde e no mundo que virem o espectáculo.”
Assim, hoje, a partir das 21 horas, os cabo-cabo-verdianos e não só podem ver este monologo através da pagina no facebook de João Branco, uma oportunidade para apreciar este grande trabalho que, antes do covid-19, seria apresentado neste mesmo dia, com entrada gratuita, no Centro Cultural do Mindelo. “Vamos levar um pouco de esperança às pessoas e contribuir para que este isolamento seja menos doloroso.”
A apresentação “live” conta com assistência de Edson Silva (imagem), David Medida (som) e Nuno Tavares (iluminação). A trilha sonora é gravada. Todos os testes foram feitos na noite de ontem, pelo que não se espera contratempos.
O monólogo “As Palavras de Jó”, refira-se, foi apresentado pela primeira vez em S. Vicente em 2016. Trata-se da 54ª produção do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português e faz parte do projecto “Matéi”, que iniciou com o curso de teatro do Centro Cultural Português intitulado Teatro 15 e o espectáculo “Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias.”