Acaba a polémica: Assalto de Vindos do Oriente agendado para Sábado à noite

Acabou a polémica em torno do assalto que o Vindos do Oriente pretendia fazer na Segunda-feira à noite, antes ou após o desfile do Samba Tropical. O grupo decidiu contactar a Câmara de S. Vicente e propor que o mesmo aconteça na noite de Sábado, dia 2 de Março, ideia que foi prontamente aceite pela autarquia.

A decisão foi anunciada há momentos pela direcção do grémio após acerto com o presidente da Câmara de S. Vicente. Segundo Lili Freitas, presidente do VO, o edil Augusto Neves prontificou-se a garantir todas as condições logísticas para o desfile dos foliões do oriente. “Já enviamos um email à Ligoc-SV a suspender o pedido para desfilarmos na segunda-feira à noite. Na verdade, precisamos dar uma certeza aos nossos foliões, que já começam a ficar desgastados com tanta polémica e incertezas. Resolvemos deste modo falar com o Presidente Augusto Neves, que concordou com a nossa proposta”, informa Dona Lili.

Segundo esta dirigente, acaba deste modo toda a polémica em torno da intenção do Vindos do Oriente de desfilar na noite do Samba Tropical, escolha que foi vista por vários quadrantes como provocatória, ou seja, como uma tentativa de diminuir o brilho do desfile dessa tradicional escola de samba. Além disso, acrescenta Freitas, o Carnaval do Mindelo ganha mais um dia de folia no fim-de-semana que antecede o concurso oficial.

“A nossa pretensão foi sempre enriquecer o Carnaval e não desafiar seja quem for. Somos um grupo com responsabilidade, que já deu provas de seriedade e vamos dar essa alegria aos nossos foliões e ao povo de S. Vicente, como prometido”, assegura Lili Freitas.

A hora do arranque ainda não foi confirmada pela Câmara de S. Vicente, mas o percurso será o tradicional: concentração e arranque a partir da praceta Dom Luís, entrada na Rua de Lisboa, Praça Nova, Avenida Marginal e dispersão no ponto de partida. O show “superstar na Bollywood” vai incluir um trio-eléctrico, batucada com 50 instrumentos, abre-alas, ala de dança, etc. Por enquanto a direcção prefere evitar anunciar um número de participantes, mas inicialmente foi aventada a possibilidade de o assalto envolver perto de mil pessoas.

Relembre-se que a intenção do Vindos do Oriente de sair na “noite” do Samba acendeu um novo rastilho no Carnaval de S. Vicente. Após algum tempo de tensão, a Câmara de S. Vicente negou autorizar o bicampeão de S. Vicente a fazer o seu assalto na segunda-feira, dia 4 de Março, após escutar a opinião dos membros da Ligoc, que se mostraram contra essa ideia. Com base no conteúdo da nota da CMSV datada de 12 de Fevereiro, o Vindos do Oriente entendeu que deveria canalizar o pedido de autorização à Ligoc-SV, enquanto gestora do espaço usado para o desfile oficial, tendo enviado uma carta à Liga nesse sentido. Entretanto, antes de receber a resposta da Liga, o grupo decidiu desistir dessa pretensão e propor fazer o seu show no Sábado à noite, plano que foi logo aceite.

KzB

Sair da versão mobile