A Camara Municipal de São Vicente antecipou para hoje, 6 de fevereiro, o inicio da montagem das bancadas para o Carnaval. Uma vez concluída este processo e a contagem total das bancadas, a Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval (Ligoc) vai anunciar a venda dos bilhetes.
Esta informação foi avançada ao Mindelinsite pelo vereador Janísio Neves, que reforça assim o anúncio feito pela edilidade na sua página no facebook. Lá a CMSV explica que, para melhorar ainda mais o Carnaval de São Vicente, no que concerne a organização e divulgação, possibilitando também a população vivenciar a festa em melhores condições, inicia a partir de hoje a colocação das bancadas nas principais artérias do Mindelo: Rua de Lisboa, Rua Machado e Praça Amílcar Cabral.
Já relativamente a alteração do horários do desfile dos grupos oficiais, que vêm provocando alguma polémica, tendo inclusive motivado um apelo do Observatório de Cidadania para a manutenção dos horário anterior, este autarca garante que ainda não há nenhuma decisão definitiva. “Ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre a questão do horário dos desfiles. Pelo menos, a Câmara de São Vicente não recebeu nenhuma comunicação da Polícia Nacional sobre o novo horário divulgado recentemente pela Ligoc”, declarou, mas não foi possível confirmar esta informação junto da Liga
Relativamente a venda dos bilhetes de acesso às bancadas, Janísio Neves garante que esta é uma responsabilidade da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval, através da Staff Promo.
Certo que, a manter esta decisão da Liga, o desfile oficial, no dia 21 de fevereiro, vai arrancar a partir das 18h30. O primeiro grupo a desfilar é o Flores do Mindelo, com o enredo “Renascer num voo”, seguido do Estrela do Mar, às 19 horas, com “No salvá nos planeta azul”; em terceiro lugar Cruzeiros do Norte, às 19h30, com “Três cosa sob na vida: saúde, dinheiro e amor” e, por último, o Grémio Recretativo e Cultural Monte Sossego, às 20 h, com “O povo das ilhas ainda quer um poema diferente para o povo das ilhas”, inspirado no poema homônimo de Onésimo Silveira.
Mas o pontapé de saída para o Carnaval será dado antes, a meio da semana anterior, com o desfile das escolas do ensino básico, secundário e universidades, jardins, animação dos bairros e com a tradicional passagem dos professores no Sábado. Na segunda-feira, a noite será da Escola de Samba Tropical.