Vento arrasta navios de pesca industrial chineses para Lazareto

O forte vento que se faz sentir em São Vicente arrastou dois navios de pesca industrial chineses para a zona do Lazareto. Um terceiro, que também estava a ser levado na mesma direcção, conseguiu se segurar. As autoridades marítimas, designadamente a Capitania dos Portos, já estão no terreno.

O mar agitado, aliado ao forte vento que se faz sentir desde o início da tarde, alteraram a rotina na Baía do Porto Grande e obrigaram as autoridades marítimas a estarem de prontidão para tentar evitar acidentes. Mesmo assim, essa prevenção não impediu que pelo menos duas embarcações de pesca industrial chineses fossem arrastadas pela correnteza para o Lazareto.

Foto: Albertino Martins (Facebook)

 Um terceiro navio começou a ser levado, mas conseguiu recuar. Foi impossível falar com o Capitão dos Portos de Barlavento. Entretanto, junto do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, ficamos a saber que se trata de uma situação normal de vento, que começou esta tarde e que se prolonga noite a dentro, de acordo com o meteorologista José Almeida.  

“O vento está a soprar entre os 20 e os 30 nós, 50 a 60 quilómetros por hora”, refere, realçando que esta situação se verifica apenas nas ilhas de São Vicente e São Nicolau.

O estado do tempo demanda uma atenção especial das autoridades marítimas em São Vicente devido a quantidade de navios atracados e fundeados na baía do Porto Grande.

Constânça de Pina

Sair da versão mobile