A Universidade Lusófona de Cabo Verde – Baltazar Lopes da Silva vai lançar amanhã em São Vicente o seu primeiro curso de mestrado de raiz. Trata-se do curso em Gestão de Recursos Humanos e Intervenção Organizacional, vai ser coordenada pela professora Elisa Silva e arrancou com um total de 35 mestrandos inscritos.
De acordo com a coordenadora do curso, o mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Intervenção Organizacional da ULCV vai funcionar em sistema híbrido, ou seja, semi-presencial. “Os estudantes de São Vicente e de Santo Antão vão ter aulas presenciais com os professores aqui nesta ilha, enquanto os de Santiago assistem online, e vice-versa. Quando houver aula presencial no polo da Praia, os daqui acompanham online”, informou Elisa Silva.
O corpo docente é composto por dez professores-doutores, sendo seis de Cabo Verde e quatro de Portugal. “Temos todas as condições e garantias deste ser um bom curso de mestrado. O objectivo é responder aos desafios nacionais e internacionais em relação a gestão sustentável dos recursos humanos”, acrescenta esta docente, que é aposentada da Uni-CV, mas aceitou abraçar o desafio proposto pelo reitor da ULCV, Carlos Alberto Delgado, de dirigir o primeiro curso de mestrado de raiz desta universidade. “É a minha área especifica de especialização, pelo que decidi aceitar.”
Este curso de mestrado, refira-se, é de natureza profissionalizante e procura aprofundar as competências técnicas/cientificas e pedagógicas dos formandos em Gestão de Recursos Humanos e Intervenção Organizacional. Visa, basicamente, o desenvolvimento profissional de todos aqueles que já são profissionais da área, bem como daqueles que pretendem construir uma carreira.
Segundo a direcção da ULCV, o curso foi desenhado para responder aos desafios do mercado cabo-verdiano em matéria de empregabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento institucional. Pretende, também, desenvolver uma cultura de investigação em Cabo Verde, em sintonia com os objectivos de desenvolvimento do país.