Um teste realizado à paciente chinesa internada no hospital central de S. Vicente deu ontem resultado negativo para a presença do coronavírus covid-19 no seu organismo. As autoridades sanitárias esperam agora por uma segunda análise negativa consecutiva para dar alta àquela que continua a ser a única pessoa em tratamento no HBS por causa da epidemia. Além da paciente chinesa, outras seis amostras de casos suspeitos enviadas de S. Vicente e analisadas ontem deram também resultado negativo.
A informação consta de um comunicado remetido há momentos pelo Ministério da Saúde, que relata, entretanto, o surgimento de 13 casos novos de contaminação na cidade da Praia, conforme resultados de exames laboratoriais realizados no dia 2 de Maio. De um total de 96 amostras, há esses 13 novos infectados no concelho da Praia e voltaram a testar positivo, em exames de seguimento, 9 pacientes, sendo dois da Capital e sete da Boa Vista.
As 72 amostras negativas incluem 32 testes de casos suspeitos da cidade da Praia, 12 de Santa Catarina, 1 de S. Nicolau, 20 da Boa Vista e 7 de S. Vicente. Os casos da Boa Vista abrangem duas pessoas suspeitas e 18 indivíduos que estavam a ser seguidos. Deste leque, 15 pacientes acabaram por receber alta, após dois testes negativos.
Neste momento, os dados acumulativos dos casos de covid-19 detectados desde o início da pandemia em Cabo Verde indicam que houve 165 infectados, destes 33 recuperados (Boa Vista -30, Praia-1 e S. Vicente-2) e dois óbitos, sendo um na Boa Vista e outro na Praia. Todos os contaminados, segundo o Ministério da Saúde, estão em isolamento a “evoluir bem”.