São Vicente tem neste momento cerca de 400 pessoas em quarentena, decorrente dos sete casos importados da ilha do Sal, informou hoje o director Nacional de Prevenção e Controlo de Doença. Jorge Noel Barreto avançou esta informação no dia em que foram notificados 31 novos positivos, elevando para 616 casos acumulados em Cabo Verde.
De acordo com este responsável, em todo o país estão em quarentena 1.703 pessoas, das quais 407 no concelho da Praia, 62 no Maio, 365 em Santa Cruz, 389 em São Vicente, 2 no Tarrafal de Santiago, 255 no Sal, 11 nos Órgãos, 84 em São Nicolau, 1 em S. Domingos, 28 em Santa Catarina, 12 na Ribeira Grande de Santo Antão e 14 na cidade do Porto Novo. A grande maioria destas pessoas são contactos dos novos casos confirmados.
“Tivemos hoje 31 casos novos. No comunicado do ministério da Saúde emitido hoje dizia 30 casos, mas na revisão dos resultados constatamos mais um positivo em Santa Cruz, que não tinha sido contabilizado. Destes, 24 foram notificados em Santa Cruz, 6 na Praia e 1 em S. Vicente, importado da ilha do Sal”, detalhou Jorge Barreto, realçando ainda que foram registados mais dois casos suspeitos nos Órgãos e dois no Sal.
Estão internados neste momento 312 pessoas, número muito próximo dos 50% do total de casos notificados em Cabo Verde. Desses 251 no concelho da Praia, 8 no Sal, 1 no Tarrafal, 42 em Santa Cruz e 2 em Santa Catarina de Santiago. Recuperados já comanda 297, sendo 237 na Praia, 53 na Boa Vista, 3 em São Vicente, 1 em São Domingos e 2 em Santa Cruz.
Barreto realçou ainda o facto da taxa de letalidade global estar nos 0,81%, enquanto que a de recuperados chegou a 48,2%. Dados importantes numa altura em que ainda não se sabe quando Cabo Verde vai atingir o pico da pandemia, tendo em conta a oscilação na recepção e divulgação dos resultados das analises realizadas nos laboratórios de virologia.
Relativamente aos dois casos suspeitos de Santo Antão, o director do Serviço de Protecção e Controlo da Doença garantiu que as amostras PCR já foram recolhidas e enviadas para S. Vicente, e os resultados deverão estar disponíveis ainda hoje. Quanto à ausência de dados do Sal, ilha que nos últimos dias têm exportado o vírus, este explico que estão a ser processadas um total de 162 amostras, mas lembra que o teste PCR leva o seu tempo.