“San Gwann” sofre avaria, mas suspende viagem devido a “más condições do tempo”

O navio San Gwann, que chegou a São Vicente no dia 29 de outubro para reforçar a frota da Cabo Verde Interilhas, encontra-se atracado no caís de cabotagem no Porto Grande e não vai efectuar as operações previstas para hoje. Segundo informações apuradas por Mindelinsite, a embarcação sofreu uma avaria num dos quatro motores. A CV Interilhas, através da sua assessoria de comunicação, confirma a avaria, mas garante que esta já foi reparada. Diz ainda que as viagens previstas para esta quarta-feira foram suspensas apenas devido as condições meteorológicas desfavoráveis.

Jorge Martins explica que, de facto, foi detectado um problema nas botijas que transporta gás para um dos motores do San Gwann, mas que já foi reparado. “Foi uma avaria ligeira e foi reparada. A única razão para o cancelamento das viagens programadas para esta quarta-feira foi meramente por questões meteorológicas, isto é, mau estado do tempo. Hoje o navio deveria realizar uma ligação S. Vicente-S. Nicolau, seguindo depois para Boa Vista e Sal. Mas a previsão aponta para melhoria, pelo que as viagens serão repostas amanhã”, tranquiliza este assessor de comunicação.

Sobre as queixas de que cargas estão a ser deixadas em cima do cais porque a  rampa fica muito afastada do piso para se fazer o embarque em condições de segurança, Martins assume que o navio, nesta fase, está a transportar apenas passageiros. “O San Gwann não está a transportar veículos e carga de grandes dimensões porque a sua rampa não se adapta aos cais em Cabo Verde. Mas já estão em curso obras para se fazer os ajustes para que a embarcação possa atracar em condições para receber cargas. Acreditamos que dentro de duas semanas o problema estará resolvido.”

Em alternativa, prossegue, a empresa tem recorrido ao navio Interilhas, que tem estado a fazer ligações também entre São Vicente e São Nicolau para levar carga e, semanalmente, para as ilhas de Boa Vista e Sal. “Estamos a fazer os ajustes necessários. Dentro de duas semanas a situação estará normalizada”.

O San Gwann, recorda-se, chegou a Cabo Verde no dia 29 de Outubro alugado em regime de time charter por um período de três meses e deveria iniciar operações imediatamente, o que só aconteceu esta segunda-feira. A embarcação tem capacidade para transportar mais de 400 passageiros e 20 veículos ligeiros.

Constânça de Pina

Sair da versão mobile