O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, pretende promover em julho de 2020, em São Vicente, a 10ª jornada dos parlamentos atlânticos. Esta foi uma promessa feita à Câmara Municipal de São Vicente hoje, numa visita oficial, junto com outros dois presidentes dos parlamentos da Madeira e dos Açores, que representam a Macaronésia, para participar nas jornadas atlânticas, que aconteceram ontem na Praia e hoje no Mindelo.
Nesta primeira reunião do grupo de ligação – jornadas atlânticas, em que não pôde estar presente a representação das Canárias, os presidentes dos parlamentos da Macaronésia irão se debruçar sobre alguns assuntos relevantes, como a oceanografia e biodiversidade no atlântico médio, a transição para a economia azul e o turismo sustentável.
A semelhança entre os arquipélagos é o ponto-chave para a troca de conhecimentos que Santos pretende com estas regiões autónomas europeias. “A macaronésia é um espaço geográfico de culturas convergentes, feita por arquipélagos que partilham uma identidade atlântica. Cabo Verde tem fortalecido com as regiões autónomas europeias. há 29 anos, uma partilha experiências e a debater questões para a sustentabilidade económica e do ambiente”, afirmou o presidente da Assembleia Nacional.
Santos lembrou ainda que o país possui relações privilegiadas com a Macaronésia e que há diálogo institucionalizado a nível destas jornadas da e dos governos. Este encontro, que aconteceu ontem na cidade da Praia e que decorre por todo o dia de hoje no Mindelo, tem como objetivo fortalecer institucionalmente os laços entre os governos representados.
O presidente da Câmara de São Vicente, Augusto Neves, falou sobre a importância desta ilha acolher esta reunião, mas também a 10ª jornada dos parlamentos da Macaronésia, na qual irão estar presentes convidados dos países vizinhos, que fazem parte do atlântico. “Temos muito a aprender com as questões do mar e com o turismo que tem sido uma questão que vem sendo trabalhado ao longo dos anos. Com trocas de experiências podemos aprofundar os conhecimentos para ultrapassar desafios”, afirma Neves.
Para a tarde, o grupo tem agendado uma Conferência Parlamentar no Centro Oceanográfico do Mindelo, para discutir os temas propostos para esta visita serão tratados, nomeadamente oceanografia, biodiversidade no Atlântico médio, transição para a economia azul, entre outros.
Sidneia Newton (Estagiária)