O Presidente da República já dispõe da devida autorização constitucional para declarar o Estado de Emergência em Cabo Verde devido a pandemia do novo coronavírus. A Comissão Permanente da Assembleia Nacional aprovou ontem por unanimidade o pedido de Jorge Carlos Fonseca, pelo que deverá fazer esse anúncio Sábado de manhã.
Tal como as novas medidas de controlo anunciadas pelo Governo desde que foi confirmado o primeiro contágio na cidade da Praia, a emergência deverá vigorar até 17 de Abril.
A posição dos parlamentares foi a esperada, tendo em conta o acordo entre o Governo e as forças políticas para uma colaboração efectiva neste momento particular em que esse vírus mortal ameaça a vida à população cabo-verdiana. Além disso, todos os líderes partidários já tinham dado o seu acordo à declaração do Estado de Emergência. Desta forma, o Governo poderá reforçar as medidas de prevenção, nomeadamente obrigar legalmente as pessoas a permanecerem em casa e determinar o encerramento de serviços e empresas privadas.