O Presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, vai ser condecorado com a Ordem Amílcar Cabral, Primeiro Grau, conforme Decreto-Presidencial publicado no Boletim Oficial, I Série, de 19 de setembro. A condecoração será feita durante a visita que este efectuará ao nosso país, em outubro próximo. Como justificativo, este decreto lembra que Alemanha é um dos mais antigos e constantes parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, que quis e soube colocar, ao longo dos anos, vários marcos do seu engajamento com esta nação.
Esta é uma parceria firme, que remonta a Luta da Libertação Nacional e que culminou com o 05 de julho de 1975, justifica. Um apoio que foi assegurado designadamente por parte da sociedade civil alemã, em particular personalidades, fundações, instituições de ação religiosa e solidariedade social. “Com o nascimento do Estado de Cabo Verde, vários foram os quadros formados na Alemanha, ao mesmo tempo que importantes linhas de cooperação foram desenvolvidas nas ilhas, em domínios decisivos como o da mobilização da água, o desenvolvimento rural e o das energias, com experiencias pioneiras em energias renováveis”, lê-se no referido decreto Presidencial.
As relações entre os dois Estados, frisa, se sustentam em valores comuns e numa ampla convergência de posições na arena internacional, sendo que a cooperação bilateral prioriza as vertentes económica, cientifica e da capacitação de recursos humanos, com foco nas energias renováveis, nas alterações climáticas, no turismo e na formação de quadros. Desdobra-se ainda em áreas como a mobilidade elétrica, a transição energética, a reciclagem de resíduos e a formação profissional.
“A Alemanha tem sido, igualmente, uma parceira muito próxima de Cabo Verde junto de instituições internacionais de grande relevo para o nosso desenvolvimento, como são, em particular, a União Europeia, o Banco Mundial e a UNESCO”, pontua, descanso como um dos momentos de grande evidencia destas excelentes e profícuas relações de cooperação e amizade entre os dois países foi o lançamento, em 2014, em São Vicente, da primeira pedra para a construção do Centro de investigação Oceanográfica do Mindelo (OCM), fruto de uma parceria estratégica entre o Ministério Federal da Alemanha para Educação e Investigação, o GEOMAR Helmholtz e o INDP.
É em reconhecimento desses laços especiais de amizade e cooperação entre os dois países, que o PR decidiu render homenagem ao seu homologo alemão, no contexto da primeira visita que este efectua a Cabo Verde, marcado para inicio de outubro. Inicialmente esta visita esteve agendada para fevereiro de 2022, entre 23 e 24, conforme anuncio feito por José Maria Neves, que dizia esperar o reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois países.